Diario de biodiversidade


Em 1972 realizou-se a 1° conferência das Nações Unidas em Estocolmo, Suécia, para discutir sobre o meio ambiente, e dai para frente houve um avanço nos estudos sobre degradação ambiental que veio se estendendo até os dias de hoje.Nesse meio tempo falou-se muito em desenvolvimento sustentável, redução da camada de ozônio, chuvas ácidas e outros tantos problemas consequência da degradação planetaria.
20 anos depois da 1° conferencia na Suécia, aconteceu aqui no Brasil a ECO 92.Essa conferência resutou em 5 propostas;
- a carta da terra : que diz que os paises ricos são os princiapis poluidores e por isso devem investir mais na preservação ambiental.
-convenção do clima : exige medidas para a redução de poluentes atmosfericos.
-convenção das florestas : fala da soberania dos paises sobre sua mata.
- agenda 21 : exige o cumprimento da carta da terra.
- convenção da biodiversidade : que é o compromisso dos países em manter a diversidade biológica presente nos ecossistemas.
É exatamente nesse ultimo em que iremos nos ater usando como base para o sequinte tema " a diminuição da biodiversidade Amazônica".
Começo por chamar a atenção para a desmatamento ambiental e por consequência a perda da diversidade, que vem ocorrendo no Pará causa da pela retirada de madeira para produção de cavão na obtenção de ferro. Segundo a revista Ciência Hoje, de 12/2006 vol. 39, que é a mais importante revista de divulgação cientifica do país, uma área de cerca de 800 mil campos de futebol já terriam sido devastadas na produção de cavão na Amazônia esses dados são desde o começo dos anos 80 até o ano de 2005.
Quantas milhares de especies biologicas não tiverram um fim por se encontrarem nesta area destruida pela ação do homem. Quantas plantas com propriedade farmacológicas foram pedidas.
É costumes dos produtores de cavão queimarem a área de onde será retirado o cavão para se eliminar cipós, folhas, galhos finos e vegetação "sem valor " como a castanha do pará rica em vitamina B1 e B5 que está sendo extinta, pois se encontra justamente nesta área de retirada de cavão vegetal.
(Wellington Luz).

Nenhum comentário: