Katrina e a seca na amazonia

Os rios da amazônia Ocidental estão com os niveis mais baixos da história. O El Niño, que resulta do aquecimento das águas do oceano pacícifico na altura da costa do Peru, sempre foi apontado como culpado por estes fenômenos severos. Agora, contudo, o culpado pode ser outro: o aquecimento do oceano atlântico.
Estudos sugerem que a sece que assolou esta parte da Amazônia é resultado do aquecimento do atlântico próximo a costa da África e, provavelmente, próximo ao golfo do México. Este aquecimento até então não registrado, pode ter alterado o padrão de circulaçâo das correntes de ar resultando no deslocamente de massas de ar seco para a Amazônia. O resultado: Seca em regiões cobertas por florestas.
Um outro reflexo dessa mudança de comportamento da circulação global pode ter sido o fornecimento de energia particularmente feroz a estação de furacões que atingiram o caribe e a Costa Leste dos EUA, como o que arrasou Nova Orleans. Os efeitos imediatos da seca na Amazônia são óbvios: rios baixos, mortandade de peixes, problemas na produção agrícola, entre outros.
Este cenário, no entanto, poderá ficar pior com o tempo. A morte de grandes cardumes de peixes e populações de peixes-bois e botos aumentam o risco de contaminação da água dos rios, compromentendo o abastecimento de ribeirinhos e pequenos produtores. Estes problemas são graves e geram efeitos negativos e danosos para as populações locais. A seca na Amazônia, contudo, pode ter efeitos de grandes dimensões.
A floresta, em si, geralmente é imune ao fogo, este geralmente oriundo de queimadas em áreas agrícolas. A copa das árvores atua mantendo o interior da floresta úmido o suficiente para evitar que o fogo se propague. Mas, esta imunidade tem seu limite. Quando há uma grande seca o fogo florestal torna-se comum e pode ganhar proporções gigantescas.
(Fonte: IPAM)
Pelo texto, damos a entender que o aquecimento global está influenciando muito negativamente a nossa Amazônia, e que isso n afeta somente sua biodiversidade, mas tbm afeta a população local, que vive por exemplo, do estrativismo vegetal e da pesca nos rios e lagos da Amazonia.
Este n é um problema atual, porém, o aquecimento global vem com força total, como se ja n bastasse o desmatamento e as queimadas que a Amazônia vem sofrendo ha tantos anos. Ele surge como mais um inimigo para nossa floresta e os animais que nela vivem.
(Luis Henrique).

Um comentário:

Unknown disse...

Vcs. colocam um objetivo (parece-me o ‘geral’) 'inviável' - não dá pra trabalhar num projeto de pesquisa com o objetivo de 'conscientizar : lembrem-se o objetivo tem que ser relativo ao tema e ao problema q. irão investigar. A introdução e a conclusão poderão ser aproveitadas no Projeto (mas elas tb. sofrerão alterações a partir da modificação do objetivo). Faltam ainda problema, objetivos específicos e justificativa. Façam as alterações e reenviem o blog até 4ª, 08.08.2007.
Marialva