A degradação dos afluentes do Rio Amazonas


Dando continuidade ao nosso tema “diminuição da biodiversidade na Amazônia”. Comento aqui sobre algo que assusta - a destruição dos principais afluentes do rio amazonas.
Todos sabem que menos de 3 % de toda água do mundo é doce, e dessa pequena porcentagem, 75% pelos menos esta em forma sólida (gelo) o restante em lençóis subterrâneos, lagos e rios, sendo que o mais importante deste ultimo é o Rio Amazonas, que possui nada menos que 15% a 25% de toda água doce em estado liquido e a olho nu do planeta.
É tanta água que 150 km mar adentro, após sua desembocadura no oceano atlântico, a salinidade oceânica é reduzida consideravelmente. É a maior bacia hidrográfica do mundo, o 2° mais extenso rio do planeta, só o Nilo é maior, e possui mais de mil afluentes .
O amazonas nasce nas cordilheiras dos Andes, no Peru, em uma região quase desértica, no meio de um enorme paredão e se estende até o Amapá. E possui como afluentes principais o rio negro, o rio madeira, o rio tapajós e o Xingu; o rio araguaia-tocantins não derrama sua água no amazonas, mas aqui pretendo comentar sobre ele também.
E começo pelo rio negro, que se encontra com o Solimões e a partir daí o caudaloso rio passa a se chamar amazonas, nas nascentes dos afluentes do rio negro, lá na Colômbia, vem ocorrendo a derrubada das matas ciliares (matas que protegem os rios) à plantação de folha de coca para posterior refino da cocaína, que será mandada para os EUA, este por sua vez tenta frear a entrada de drogas no país, umas de suas medidas de contenção de drogas é o derrame de substancias químicas sobre a plantação e dar área em volta desta, o problema esta justamente ai, estas plantações localizam-se próximo as margens dos rios, e a substancia jogada destroem as matas ciliares causando o assoreamento do rio.
Já no rio negro ocorre o despejo de esgoto e lixo de Manaus e de outras pequenas cidades. O rio que é negro, devido aos sedimentos, está ficando sujo por causa do esgoto não tratado.
O rio madeira é outro problema, neste rio a retirada de madeira e a deposição dessas toras (madeira nobre da Amazônia retirada muitas das vezes ilegalmente) no rio para a venda às madeireiras vem causando naufrágios, pois muitas torras são levadas pelo rio na época das cheias para o fundo e os barcos acabam batendo e naufragando. Aqui neste rio também e lavado mineiros como o ouro, o que é feito com mercúrio, que polui o rio. Na sua nascente na Bolívia acontece o problema causado pela pecuária e a poluição por esgoto e lixo urbano, o problema da pecuária atinge também o Xingu, assim como no rio madeira a pecuária extensiva consome áreas muito grandes que chegam as nascentes dos rios .
O rio Araguaia-Tocantins é um caso a parte, pois por serem os rios das hidrelétricas sofrem com problemas ambientais causados por elas, esses problemas aumentarão pôquer o governo pretende construir mais 80 hidrelétricas com o passa dos anos .
Não é necessário que eu acrescente números e estimativa a este texto, pois apenas com essas informações acima expostas já se entende que o caso é alarmante.
Só lembrando que a importância do rio não é apenas pela quantidade de água consumível que ele comporta, mas também por uma enorme diversidade de organismo que ele sustenta diretamente ou indiretamente, é por isso que seus afluentes são tão importantes.
(Wellington Luz)

Nenhum comentário: