Pecuária é a maior culpada pelo desmatamento.

Após escrever sobre o que o aquecimento global vem causando na Amazônia, vou postar um artigo da agência O Globo:

"Entre agosto de 2001 e agosto do 2005 foram desmatados 25,5 mil quilometros quadrados de floresta amazonica. Após tres meses , o grupo do governo federal formada para descobrir as causas do problema constatou que pecuaristas, plantadores de soja, grileiros de terras e madeireiros fizeram o desmatamento aumentar. O documento, finalizado em outubro deste ano por autoridades de doze ministérios, mostra que as causas do desmatamento podem extrapolar a influência direta dos governos federal e estaduais. 'No entanto, tem existido uma série de deficiências e contradições históricas no conjunto de políticas públicas que tem exercido uma forte influência', diz o relatório. Uma delas, talvez a principal, seja a abertura de estradas e outras obras de infra-estrutura na região amazônica que não levam em conta os danos ambientais. Estima-se que 75% do desmatamento na amazonialegal entre 1978 e 1994 tenham ocorrido em uma faixa de 50 quilometros de cada lado das rodovias que foram abertas na região.
Segundo o relatório, as obras de infra-estrutura tendem a aumentar a valorizaçlão da terras antes mesmo do seu início. 'Em muitos casos a mera expectativa de grandes obras estimula a espéculação, grilagem de terras, migrações e abertura de novas frentes do desmatamento', diz o documento. A incapacidade do Estado de fazer com as estradas, ações complementares que impeçam o desmatamento é um dos pontos levantados pelo grupo interministerial.
A pecuária continua sendo a maior responsável pela destruição ambiental da região. 'A pecuária é responsável por 80% de toda a área desmatada na Amazônia Legal', diz o documento, que aponta a disponibilidade de terra barata e, em muitos casos, a falta de cumprimento das leis ambientais e trabalhistas como fatores para a expansão da atividade na Amazônia. Mas o estudo reconhece que, muitas vezes, a pecuária apenas ocupa terras que foram desmatadas por outras formas de ocupação humana. 'Os principais agentes do desmatamento para a implantação de pastagens são grandes e médios pecuaristas', afirma o documento

(Luis Henrique)

Nenhum comentário: